A imagem do seu negócio

Identidade corporativa é a forma como quer que os clientes vejam o seu negócio. O seu negócio é uma marca e a sua marca tem um logo, mas para ter uma identidade é necessário que haja consistência na aplicação do logo. Uma identidade bem formulada e coerente é um dos passos chave mais importantes ao estabelecer uma marca, pois cria familiaridade com o cliente desde início.

Uma boa identidade deve ser facilmente identificável, o logo deve ser simples de interpretar e de associar ao tipo de serviço ou produto. A escolha da cor é essencial, pois certas indústrias tendem a seguir certas paletas cromáticas, como é o caso dos azuis e verdes claros na saúde. Isto deve-se ao facto de determinadas cores despertarem diferentes emoções no ser humano, algo que depende muito da cultura, entre outros fatores.  A cor é um território escorregadio, pois não se deve fugir muito da norma, para não tornar o negócio irreconhecível na área a que pertence, mas ao mesmo tempo é imprescindível ter destaque entre o que já existe.

A marca funciona como uma promessa, transmite uma mensagem. Essa mensagem deve estar em consonância com a forma como a marca pretende ser reconhecida perante o público. Da mesma maneira que nos vestimos de acordo com um evento, a marca deve ter uma identidade de acordo com o negócio em questão, para que a promessa seja cumprida e se crie uma relação de confiança com o cliente.

É por isso que um negócio emergente com uma identidade bem definida é tão importante. É o modo mais rápido da sua empresa expressar o que faz e o que tem para oferecer. Uma boa identidade traz atenção, fica na memória. Num mundo em que somos constantemente bombardeados de informação, ser memorável é chave.

Por: Raquel Mendes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *