Post Image

O marketing de conteúdo é um método de marketing que o promove junto do público-alvo e atrai-o oferecendo soluções para os seus problemas. É uma estratégia focada em criar “engagement” com o objetivo de fazer crescer a sua rede de clientes e potenciais clientes. O “engagement” é feito da criação de conteúdo relevante como textos, vídeos, ebooks, publicações em redes sociais, entre outros…

Noutros tempos o público era obrigado a assistir passivamente à publicidade. Atualmente o poder já está mais do lado dele e pode escolher o conteúdo que quer ver, consumir e como interagir com ele.

O conteúdo que se cria não é apenas útil, mas passa a mensagem certa ao público certo no momento que ele mais precisa. O público passa a ter uma visão positiva sobre a sua marca e há maior propensão a fazer negócios com marcas que conhecem.

A estratégia passa então por 5 etapas fundamentais.

  • O Planeamento deve deixar claro quais são as pessoas responsáveis pelas tarefas e como irão atingir as metas;
  • Elaboração da persona: a partir do momento em que se desenvolve a persona, a criação dos conteúdos passa a fazer sentido uma vez que se sabe a quem direcioná-lo;
  • Criação de conteúdo: os conteúdos podem ser feitos em diversos formatos, desde que sejam relativos ao seu público (por exemplo: blog, posts, ebook, email, vídeo, etc);
  • Distribuição: além de produzir os conteúdos, é necessário promovê-los nos canais em que a persona se encontra como redes sociais e listas de email;
  • Mensuração de resultados: para ter certeza de que as ações estão a funcionar, é preciso analisar os resultados referentes ao tráfego, interações sociais, networking e SEO.

Benefícios do Marketing de Conteúdo

Qual o motivo de usar marketing de conteúdo. Neste tópico vamos mostrar as principais vantagens da estratégia para a sua empresa atingir os objetivos de negócio.

  • Aumenta o tráfego do site – Produzir conteúdo relevante é a melhor forma de colocar o site na primeira página do Google, onde ele sempre será encontrado pelo seu público;
  • Gera Brand Awareness – A produção de conteúdo contribui para que mais pessoas reconheçam a sua marca e conheçam os produtos e/ou serviços que a empresa oferece;
  • Aumenta o “engagement” com a marca – enquanto o brand Awareness aumenta a quantidade de pessoas que conheçam e possuem uma perceção positiva da sua marca, o “engagement” busca construir um relacionamento próximo e constante com uma audiência mais seletiva. Produzindo conteúdo de qualidade, você aumenta as interações das pessoas com a sua marca, criando o dito “engagement”
  • Educa o mercado – muitas vezes, o público-alvo não entende o mercado em que você está inserido, para que servem os produtos oferecidos pela sua empresa.
  • Gera vendas – Sim, mas nem sempre é este o objetivo final do processo de marketing de Conteúdo. No caso desta estratégia, o objetivo é focar a produção de conteúdo para guiar os leads por todo o processo de compra e prepara-los para a tomada de decisão.
  • Impulsiona a geração de leads. Ter visitas ao site é importante, mas ter informações sobre os visitantes é o objetivo. Com a utilização de marketing de conteúdo, mas marcas conseguem atingir até mais 3.2 vezes mais leads.
  • Aumenta o Life Time Value – (LTV) é o valor total que um cliente gasta na sua empresa, como um todo. Dizem as estatísticas que vender a um novo cliente é mais caro do que voltar a vender a um cliente que já nos comprou.
  • Reduz o custo de Aquisição de clientes – O CAC é a métrica que aponta o valor que se investe na área de marketing e vendas para conseguir um novo cliente. Usar marketing de conteúdo reduz o CAC, pois estamos a fornecer material que tirar as dúvidas dos clientes antes na hora da compra.

Se procura para a sua empresa uma estratégia de marketing de conteúdo, entre em contacto connosco! Com certeza que uma estratégia de marketing de conteúdo, fará a diferença no seu negócio.

Comments are closed.