Relação com o cliente

Nos dias de hoje, o consumidor é confrontado com milhares de empresas que oferecem produtos e serviços semelhantes, e que respondem igualmente às necessidades do consumidor.

Por essa razão, não basta uma empresa posicionar-se pela qualidade oferecida ou até pelo preço. É essencial estabelecer uma forte ligação com o cliente para que o mesmo tenha um sentimento de proximidade e proteção com a marca, fidelizando-se à mesma.

Se esta relação for trabalhada de uma forma sólida e positiva, a empresa ganhará clientes fiéis, que para além de confiarem totalmente na marca e se dirigirem sempre à mesma, irão também defende-la e divulga-la junto de pessoas próximas, criando eventualmente um fluxo positivo de wow (word-of-mouth).

É também relevante destacar outro dos benefícios de criar uma relação com os consumidores. O facto de que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual, e este tipo de ponderações é importante para manter o negócio fluido.

O objetivo com a gestão da relação com o cliente, é que o este se sinta especial, como se fosse o único consumidor da marca. A empresa deve ser considerada como uma amiga próxima ou até um membro da família. Criar uma relação de segurança e confiança com o cliente é fator chave para que este adquira produtos e tenha o à vontade de esclarecer as suas dúvidas.

Algumas ferramentas e estratégias são correntemente utilizadas para a criação e manutenção das relações cliente-empresa.

Em primeiro lugar, o cliente não se deve sentir esquecido, por este motivo a criação de conteúdo direcionado para um target é importante. É necessário que o contacto seja constante, por essa razão o consumidor deve estar sempre a par de todas as novidades e campanhas da marca e deve ser relembrado das mesmas através de conteúdo publicado frequentemente.

Para que isto tudo aconteça de forma proveitosa e correta, é essencial adquirir informações sobre os clientes, acompanhar o seu histórico enquanto consumidores dos produtos da empresa, conhecer os seus gostos, os seus hábitos e compras habituais. A partir desta recolha de informação, a mesma deve ser analisada e organizada para que possa ser utilizada estrategicamente. Desta forma é nos possível personalizar a comunicação com os consumidores e consequentemente aumentar a eficácia nas respostas das suas necessidades.

As respostas comportamentais às comunicações efetuadas pela empresa, devem ser avaliadas através de indicadores, como por exemplo o índice de satisfação e o índice de retenção, entre outros.
Após realizado todo este processo de análise, é garantido que surgirão respostas relacionadas com a forma como deve atuar e relacionar-se com o seu cliente. E, ao melhorar esta comunicação é quase garantido que melhorará as suas vendas.

Se procura mais informação de como deve fazer todo este processo e outros, entre em contacto connosco. Agendaremos uma reunião em que podemos apresentar-lhe todos os nossos serviços, inclusive aqueles de consultadoria da marca.

Partilha nas redes sociais:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Fale connosco

Próximo