O que é Business Intelligence?

Business Intelligence, ou apenas BI, é uma prática utilizada pelas empresas para recolher, monitorizar, organizar, analisar e priorizar dados, otimizando assim o processo das decisões empresariais e a análise dos relatórios, que por vezes se tornam bastante chatos e massudos.

Desta forma, é possível agregar e dispor toda a informação sobre o negócio, de modo a conseguirmos tirar partido dessa mesma informação para alcançarmos um determinado objetivo.

Mas afinal porque devo aplicar BI na minha empresa?

Vivemos numa época em que a concorrência é cada vez mais feroz e o mercado mais exigente, pelo que é importante estar bem preparado para este cenário.
Contudo, se tiver um negócio sem uma gestão baseada em dados ou não procurar estar sempre informado dos acontecimentos, dificilmente conseguirá se destacar, mas o BI pode ajudar!

Deixamos aqui algumas vantagens desta tecnologia:
  • Melhora a tomada de decisão dos negócios e a eficiência operacional
  • Realização, análise e planeamento de relatórios com maior rapidez e rigor
  • Aumento da produtividade
  • Automatização das tarefas
  • Obtenção de dados de maior qualidade e alcance de mais vantagens competitivas
  • Aumento da satisfação dos clientes e dos funcionários
  • Medições mais precisas
  • Colaborativo na criação de soluções
  • Aumento do lucro e redução dos custos da empresa
Quais são as principais ferramentas Business Intelligence?

Neste momento deve estar a questionar-se quais as ferramentas disponíveis com esta tecnologia implementada. Existem várias, mas as mais utilizadas são:

  1. Tableau
  2. Power BI
  3. Google Data Studio
  4. Qlik View
  5. SAP
  6. Salesforce

Agora que já sabe o que é Business Intelligence, quais as são suas vantagens e as ferramentas que utilizam esta tecnologia, vai mesmo continuar a tomar decisões baseadas na sua intuição se tem ao seu dispor uma forma de analisar dados recorrendo à inteligência?

Vivemos numa era em que tudo à nossa volta se está a converter à tecnologia e ao digital. Portanto, não se deixe ficar para trás! 

Se procura mais informação de como deve fazer todo este processo e outros, entre em contacto connosco. Agendaremos uma reunião em que podemos apresentar-lhe todos os nossos serviços.

Partilha nas redes sociais:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Fale connosco

Próximo