Engagement nas redes sociais

Nos dias que decorrem, ouvimos o termo “engagement” por todo o lado, especialmente nas redes sociais, mas sabe ao certo o que isso significa? Nós ajudamos.

Engagement é, nada mais nada menos, a relação que existe entre um cliente e uma marca e, consequentemente, a construção dessa mesma relação numa perspetiva a longo prazo.

No que toca às redes sociais, esse engagement ocorre quando os utilizadores, por exemplo,  clicam, deixam gosto, comentam ou até partilham os posts feitos pela marca.

De uma forma geral, o número de seguidores e visualizações são algo importante, mas que podem não transparecer a realidade. Para quê ter milhares de seguidores, se apenas alguns interagem e respondem de volta? Além disso, estes números elevados podem ser também a consequência de uma ação mais negativa, o que não é o pretendido para a marca.

Com isto, vamos dar-lhe algumas sugestões de estratégias que lhe podem ser bastante úteis para aumentar o engagement das suas redes sociais:

  1. Conheça o seu público-alvo: a primeira etapa é definir e conhecer o público que pretende alcançar (género, faixa-etária, região, habilitações,…). Desta maneira tornar-se-á mais fácil desenvolver e direcionar a comunicação com maior precisão.
  2. Produza conteúdo relevante: tendo sempre em consideração o ponto anterior, é necessário, de seguida, produzir conteúdo que seja relevante ao seu público-alvo, de modo a destacar-se das restantes marcas e a fortalecer a imagem do seu negócio.
  3. Incentive a interação: hoje em dia há várias maneiras de estimular a interação entre uma marca e os utilizadores (enquetes, sondagens, swip up…), pelo que é crucial provocar nos seus seguidores uma vontade genuína de comentar, partilhar, curtir e até mesmo de mandar mensagem privada. Deve ter em atenção para não deixar sem resposta todos aqueles que interagiram consigo, mesmo que sejam comentários menos positivos, demonstrando assim mais credibilidade e proximidade com o seu público.
  4. Design das publicações: o conteúdo visual tem muita força, pelo que é necessário se esforçar e dedicar para produzir vídeos e imagens com elevada qualidade que se destaquem nas redes, de forma a captar a atenção dos utilizadores e transmitir a mensagem com sucesso Isso aumenta as possibilidades de engagement, mas exige qualidade e eficácia.
  5.  Call to action: esta é uma das estratégias mais simples e com mais poder, mas também das mais esquecidas. Uma CTA incentiva a que os utilizadores tenham uma ação que terá um resultado benéfico e desejado para a sua marca. Alguns exemplos de call to action que pode utilizar são “marque um amigo”, “saiba mais no nosso website”, “entre em contacto connosco”, “participe!”, “coloque um gosto e partilhe”, “deixe a sua opinião”, entre outros.
  1. Aproveite trends: uma forma fácil de gerar engagement é, sem dúvida, entrar e participar nos assuntos que estão em alta no momento, suscitando conversa e debate através de conteúdos virais.
  1. Seja constante: para aumentar o engagement nas redes sociais é preciso estar frequentemente e consistentemente em contacto com os utilizadores, pelo que é imprescindível fazer posts, lives, ou stories com regularidade. Para tal, pode planear e agendar quais os conteúdos que pretende publicar ao longo dos dias e de que forma.

 

É importante ter em mente que na maior parte das vezes, os utilizadores recorrem às redes sociais como forma de entretenimento, pelo que o conteúdo das publicações não deve ser somente acerca dos produtos que vende ou dos serviços que presta, mas também com dicas, histórias, factos, ou até mesmo do behind  the scenes da marca.

A definição de uma boa estratégia de marketing irá aumentar o engagement das suas redes sociais, melhorará a notoriedade da sua marca e, por consequência, criará uma relação muito mais próxima com o seu público-alvo, pelo que apostar nas dicas dadas acima serão um bom investimento para o futuro da sua presença nas redes sociais.

Partilha nas redes sociais:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Fale connosco

Próximo